Publicado por: Bernardo Annechino | 10/02/2010

Por minha conta: Bacalhau com chouriço

Bacalhau com chouriço
Sabores ibéricos diferentes que fizeram sucesso no reveillon

Bem diferente da ceia de Natal lá em casa, onde minhas receitas parecem sempre complicadas demais para a Vó Tatá (resnponsável há meio século por gerenciar essa noite), a virada de Ano Novo é meu domínio. É onde posso ousar mais e experimentar coisas novas. Mesmo assim, gosto de pratos que tenham relação com a data. Não vejo o menor propósito em um salmão elaborado ou um belo prato de massa. Bacalhau tem a ver. E a partir desse ingrediente clássico vou à caça de receitas mais originais e menos batidas.

Ano passado me deparei, quase por acaso, no livro “As Grandes Receitas de Gordon Ramsay“, (daquele chef inglês rabugento, hiperativo e desbocado que transforma a vida de aprendizes num inferno e restaurantes estabelecidos num pesadelo em seus programas de TV) com uma receita que passava longe dos imortais “a Zé do Pipo” e “a Lagareira”. Nada contra, mas são figurinhas mais fáceis nas ceias de fim de ano e almoços de domingo que aquela tia viúva sem filhos que entra em qualquer sinal de porta aberta. O que chamou a atenção é que a receita tinha raízes também na península ibérica, mas nos vizinhos da moda, os espanhóis.

Vou confessar uma coisa. Não como bacalhau, exceto em receitas onde ele aparece desfiado, amassado e misturado a outra fartura de ingredientes, como a brandade do Alex Atala (veja receita aqui) e os institucionais bolinhos. Pra falar a verdade, não gosto nem do cheiro enquanto cozinha, mas como a vida de um cozinheiro é agradar à platéia, engulo em seco e convoco voluntários isentos para provar (como a Sogra). Até que essa receita teve uma aroma bem convidativo e quase (disse quase) me arrisquei a provar. Mas a visão das postas altas (lindas como disse a Vó Tatá) me fizeram voltar à realidade do meu paladar.

E, olha, provando ou não, gostando ou não, sei que na hora H teve gente repetindo pela terceira vez e fazendo elogios (raríssimos vindo de quem vem) como o Seu Coisinha (o cara que pega minha mãe há 20 anos). Até os penetras que apareceram em casa depois das suas respectivas ceias arriscaram uma provinha. E tinha gente ainda torcendo para terminar pro dia seguinte, quando prometi misturar com arroz e transmutar o prato. Não sobrou nem pro cheiro. Valeu a pena o tempo procurando um chouriço espanhol autêntico e um Xerez de boa qualidade. Escolhendo a dedo os filés mais altos de bacalhau. Não vá me substituir por paio e vinho branco que o resultado, por melhor que fique, não vai ser o mesmo. Então, por favor, sem substituições aqui.

Bacalhau com chouriço
Serve 4 pessoas

Ingredientes
- 4 clSP azeite
- 4 filés de bacalhau dessalgados
- 8 tomates cereja em quartos
- 125g chouriço espanhol em fatias
- 4 clSP Xerez seco
- 8 fl grandes manjericão fresco
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 limão

Preparo
1. regue um refratário com o azeite e deite sobre ele os filés de bacalhau;
2. distribua igualmente por cima o xerez, o tomate e um fio de azeite;
3. disponha 2 folhas de manjericão sobre cada filé e tempere com sal (cuidado) e pimenta do reino;
4. cubra com papel alumínio e leve para assar no forno pré-aquecido a 180C por 15 a 20 min, dependendo da espessura dos filés;
5. quando estiverem bem cozidos, retire do forno, remova o papel alumínio e esprema o limão por cima antes de servir;

About these ads

Responses

  1. Meu caro, o que acha de colocar as dicas de onde comprar o chouriço e o Xerez?

    Abs

  2. Bem Lembrado, Bruno.

    Achei que fosse ser um perrenguinho conseguir isso, mas foi de primeira. Achei na Delicatessem Candy que fica no Condado de Cascais: Av. Armando Lombadi, 633 – Barra.

    Já me disseram também que é tranquilo de encontrar no Lidador e na Cobal.

    vlw!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: